O Instituto Fidedigna

O Instituto Fidedigna (IF) foi fundado em 2007 e constituiu-se em uma multiplataforma de soluções inteligentes e inovadoras em pesquisas e projetos aplicados, advocacy e intervenções no campo das políticas públicas, com viés sociológico, rigor metodológico e serviços customizados.

Filiado à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP), o IF tem em seu portfólio um vasto conjunto de parceiros comerciais e institucionais de diferentes portes e nichos de inserção, do país e do exterior.

Aqui a gestão da informação e do conhecimento é pressuposto para o desenvolvimento de pesquisas e projetos aplicados que valorizam pessoas, qualificam processos, aperfeiçoam resultados e tornam sonhos em realidade em três eixos distintos e complementares de atuação:

  • • Pesquisa, Consultoria e Advocacy em Segurança, Justiça, Desenvolvimento, Cidades e Direitos;
  • • Pesquisa e Estratégia Política e Eleitoral;
  • • Pesquisa, Inovação e Inteligência de Mercado.

Para os(as) profissionais do Instituto Fidedigna informação e conhecimento causam inovações que transformam vidas!

Missão

Desenvolver pesquisas e projetos aplicados, realizar advocacy e intervenções locais e sustentáveis, sobretudo no campo das políticas públicas, com base em evidências técnicas e científicas, para causar inovação e transformação na vida das pessoas.

Visão

Tornar-se referência, na América Latina, no desenvolvimento de pesquisas e projetos aplicados, na realização de advocacy e intervenções locais e sustentáveis, sobretudo no campo das políticas públicas, com base em evidências técnicas e científicas, para causar inovação e transformação na vida das pessoas, com redução de 50% dos homicídios em dez anos na Região.

Valores

  • » Profissionalismo
  • » Comprometimento
  • » Credibilidade
  • » Confidencialidade
  • » Inovação
  • » Ética

Fotos da Sede

Sede Instituto Fidedigna
Sede Instituto Fidedigna
Sede Instituto Fidedigna
Sede Instituto Fidedigna
Sede Instituto Fidedigna
Sede Instituto Fidedigna

Diretores

Eduardo Pazinato

Diretor de Projetos Estratégicos

Advogado, Professor Universitário e Consultor em Segurança Cidadã. Mestre em Direito (UFSC) e Doutorando em Políticas Públicas (UFRGS). Diretor de Projetos Estratégicos do Instituto Fidedigna (IF). Coordenador do Núcleo de Segurança Cidadã da Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA). Consultor do Conselho Nacional de Guardas Municipais (CNGM) e do Escritório Regional das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), desde 2016. Colunista do Jornal Diário de Santa Maria, desde 2017. Foi Secretário Adjunto e Titular da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Canoas/RS (2009-2012). Idealizador do Registro Online de Situações de Violências nas Escolas (ROVE), uma das ferramentas mais inovadoras e de impacto social construídas na área (www.rove.net.br), e do Registro Eletrônico da Guarda Municipal (REG-M) de Canoas/RS. Associado pleno do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Conselheiro de Administração do FBSP e Conselheiro Nacional de Segurança Pública – CONASP (2013-2014). Conselheiro Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul – CDES (2013-2014). Consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD (2013 e 2014). Consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID (2015). Coordenador Institucional do Observatório da Segurança Pública de Canoas/RS (2010-2012), Coordenador Geral do Observatório da Criminalidade de Bagé/RS (2013-2014) e do Observatório da Segurança Cidadã de Novo Hamburgo/RS (2015-2016). Autor e coautor de diversos livros técnicos e acadêmicos nas áreas da segurança e justiça cidadãs (“Do Direito à Segurança à Segurança dos Direitos”, em 2012; “Muitas Cabeças Muitas Sentenças, 2013; “Dossiê do 1º Censo sobre Ações Municipais de Segurança Pública do Rio Grande do Sul”, em 2013”; “Atlas da Municipalização da Segurança Pública do Rio Grande do Sul”, em 2015 e de “Pelas Mãos de Bagé”, em 2015). Coordenou, em 2016, a organização do Caderno Temático “Segurança Cidadã, Gestão da Informação e Cidades“, assim como a elaboração da “Agenda Municipal de Segurança Cidadã” pelo Instituto Fidedigna, em parceria com os Institutos Igarapé (RJ) e Sou da Paz (SP). Coordena pelo IF, desde 2017, a aliança latinoamericana “Instinto de Vida” (www.instintodevida.org) no Sul do país.

Currículo

Clique e veja o currículo de Eduardo Pazinato

Aline Kerber

Diretora Executiva

Socióloga, Especialista em Segurança Pública e Cidadania (UFSC) e Mediadora de Grupos Focais. Diretora Executiva e sócia-fundadora do Instituto Fidedigna (IF). Consultora Técnica da Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA). Coordenadora técnica do Observatório da Segurança Pública de Canoas/RS (2010-2012), do Observatório da Criminalidade de Bagé/RS (2013-2014) e do Observatório da Segurança Cidadã de Novo Hamburgo/RS (2015-2016). Idealizadora do Registro Online de Situações de Violências nas Escolas (ROVE), uma das ferramentas mais inovadoras e de impacto social construídas na área (www.rove.net.br), e do Registro Eletrônico da Guarda Municipal (REG-M) de Canoas/RS. Coordenou o cadastramento socioeconômico da segunda ponte do Guaíba, no Rio Grande do Sul, e coordena, tecnicamente, diversos projetos sociais aplicados de habitação na Região Metropolitana de Porto Alegre. Autora e coautora de diversos livros técnicos e acadêmicos nas áreas da segurança e justiça cidadãs (“Muitas Cabeças Muitas Sentenças, 2013; “Dossiê do 1º Censo sobre Ações Municipais de Segurança Pública do Rio Grande do Sul”, em 2013”; “Atlas da Municipalização da Segurança Pública do Rio Grande do Sul”, em 2015 e de “Pelas Mãos de Bagé”, em 2015). Coordenou, em 2016, a organização do Caderno Temático “Segurança Cidadã, Gestão da Informação e Cidades“, assim como a elaboração da “Agenda Municipal de Segurança Cidadã” pelo Instituto Fidedigna, em parceria com os Institutos Igarapé (RJ) e Sou da Paz (SP). Coordena pelo IF, desde 2017, a aliança latinoamericana “Instinto de Vida” (www.instintodevida.org) no Sul do país.

Currículo

Clique e veja o currículo de Aline Kerber

Colaboradores

O IF conta com uma rede de mais de cem profissionais de múltiplas formações e expertises técnicas (pesquisadores de campo, recrutadores, mediadores de grupos focais, analistas, ativistas de direitos humanos, entre outros), em nível de Pós-Graduação, no campo do desenvolvimento de pesquisas e projetos aplicados nas suas áreas de atuação.