Publicamos

Estratégias Locais de Segurança Cidadã

30 Jan, 2015 30 Jan, 2015

Estratégias Locais de Segurança Cidadã

O surgimento do Projeto URBAL – Políticas Locais de Prevenção da Violência se enraíza, em primeira instância, no momento vivido pela América Latina. Altos índices de criminalidade e manifestações variadas de violência demandam cada vez mais uma resposta pública e a busca por soluções inovadoras.
Em segunda instância, a decisão de criar este projeto de cooperação descentralizada repousa no entendimento cada vez mais consensual de que a Segurança é um tema da sociedade, no qual atores tão diversos, como governos nacionais, governos locais, academia, sociedade civil, polícias e setor privado, têm um papel a desempenhar.
O objetivo geral do projeto foi contribuir para a promoção e a consolidação dos processos e das políticas de prevenção da violência como base para fortalecer a coesão social nos seus territórios de atuação. De fato, apesar de se tratar de dois conceitos que continuam sendo abordados de forma desvinculada, o alcance da segurança cidadã é um dos componentes-chave de uma sociedade coesa.
Enquanto ator ativo da discussão sobre políticas de segurança e de prevenção da violência, o Projeto URBAL desempenhou, em seus quatro anos de atuação, um papel localizado junto a três governos locais da América Latina. Desse lugar privilegiado foi possível observar não só tudo aquilo que já foi ou ainda precisa ser feito no campo das políticas públicas, mas, acima de tudo, foi possível constatar que esse campo de atuação tem produzido, nas últimas duas décadas, um vasto conhecimento, debates estimulantes e experiências inovadoras e exitosas.
A proposta de lançar a série “Cadernos sobre Segurança e Prevenção da Violência na América Latina” surge no exato momento em que o Projeto se prepara para a despedida e avalia o caminho percorrido. Como compartilhar e não deixar perder-se o conhecimento adquirido? Como ampliar a nossa contribuição, mesmo que de forma modesta, aos debates atuais?
Escolhemos este formato, que alia pequenos textos e entrevistas com atores estratégicos e que, esperamos, possa contribuir para difundir, de forma simples e acessível, idéias, conceitos e experiências que nos animam.

Deseja adquirir essa publicação? Faça contato conosco!