Publicamos

Instituto Fidedigna divulga os dados do lançamento da campanha Instinto de Vida no Rio Grande do Sul

12 Set, 2017 12 Set, 2017

Instituto Fidedigna divulga os dados do lançamento da campanha Instinto de Vida no Rio Grande do Sul

A América Latina concentra 38% dos homicídios que ocorrem no mundo, enquanto apenas 8% da população global vivem na região. Todos os anos, 144 mil pessoas são assassinadas nessa parte do globo. Somente no Brasil, os registros anuais beiram 60 mil mortes violentas! Por trás dos números, há vidas, histórias e famílias. Com respostas articuladas do Poder Público, da sociedade civil e da academia, a mudança é possível. Esse é o objetivo da campanha latino-americana Instinto de Vida (www.br.instintodevida.org), cuja meta é reduzir os homicídios na região em 50% em 10 anos.

A iniciativa foi lançada em Porto Alegre no dia 22 de agosto de 2017, com a presença de autoridades estaduais, Prefeitos, Vice-prefeitos, Guardas Municipais, Secretários Municipais de Segurança, entre outros representantes de instituições de segurança pública e justiça criminal do Estado, além de pesquisadores da área de segurança, da justiça e dos direitos humanos. Na ocasião, foi realizado um painel sobre estratégias relacionadas à diminuição de homicídios, com o objetivo de promover uma formação qualificada sobre a temática, estimulando a adesão de autoridades públicas e privadas e cidadãos em prol dessa iniciativa.

O evento foi organizado pelo Instituto Fidedigna, baseado em Porto Alegre, e pelo Instituto Igarapé, do Rio de Janeiro. Ambos integram a Instinto de Vida, da qual participam, ao todo, mais de 40 organizações não governamentais de 7 países (além de Brasil, Colômbia, El Salvador, Guatemala, Honduras, México e Venezuela). A campanha tem apoio da Open Society Foundations e de organizações como Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e Organização dos Estados Americanos (OEA).

Na oportunidade, inicialmente, o Secretário de Segurança do Estado Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer, assinou a carta compromisso da campanha, seguido da Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, e do Prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobon. O Secretário de Segurança de Novo Hamburgo, Roberto Junghton, também assinou a carta representando a Prefeita Fátima Daudt. Todos fizeram discursos afirmando o compromisso com a redução dos homicídios a partir das bases da integração interangencial, interistitucional e intersetorial e da elaboração de planos locais de segurança calcados em evidências científicas.

O Secretário de Segurança de Cachoeirinha, Cel. Aguirre, deixou a carta compromisso assinada com a organização, como também restou consignado o apoio dos representantes dos Prefeitos de Rio Grande, de São José do Norte, de Gravataí, de Alvorada, de Porto Alegre, de São Leopoldo, de Sapucaia, de Canoas, de Nova Santa Rita, de Montenegro e de São Sebastião do Caí, presentes no encontro através dos seus Secretários Municipais da área.

As assinaturas foram seguidas do painel “Estratégias de Prevenção e Redução de Homicídios”, composto por Ilona Szabó (Igarapé), Eduardo Pazinato (Fidedigna), Carolina Ricardo (Sou da Paz), Gilmar Bortolotto (MPRS) e Renato Dornelles (Jornalista do Grupo RBS, escritor e diretor de cinema). A Socióloga Aline Kerber (Instituto Fidedigna) fez a apresentação do evento.

Ao final dessa atividade, a Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA), a Associação da Cultura do Hipo Hop de Esteio (ACHE) e a Apoena Socioambiental fizeram a adesão à campanha, oportunidade em que receberam um botton como símbolo da iniciativa.

Posteriormente, houve um evento cultural, com lançamento dos livros: “Drogas: as histórias que não te contaram”, de autoria da Diretora Executiva do Instituto Igarapé, Ilona Szabó, e “Travestis e Prisões”, do pesquisador associado do Instituto Fidedigna, Guilherme Gomes Ferreira. A noite contou ainda com intervenções artísticas, entre elas os shows da Tribo Brasil (MPB), Rafuagi (RAP) e Fátima e Flor (POETAS/SLAM), além da exposição Faces da (In)Diferença, gentilmente cedida pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Finalmente, o ato em prol do lançamento do Instinto de Vida no Estado envolveu a participação de 200 pessoas, de 62 organizações diferentes do Poder Público, da sociedade civil e da academia e de 35 profissionais das entidades parceiras.

Realização: Instituto Fidedigna (RS) e Instituto Igarapé (RJ)

Apoio Institucional: Fórum Brasileiro de Segurança Pública (SP) e Instituto Sou da Paz (SP)

Apoio às Atividades Culturais: Livraria Bamboletras, Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA), DGT, Apoena Socioambiental, Sopro Digital e Associação Cultural Vila Flores.

Acesso o relatório desse fundamental lançamento da campanha Instinto de Vida no Rio Grande do Sul, porque #todasasvidascontam!

 

Arquivo disponível para download:

Baixar arquivo relatorio_instinto_vida_resultados_iv_22_08v3_11_09_-_12-09-2017.pdf