Publicamos

ROVE Interestadual 2018 chega a Piauí, Pernambuco, São Paulo, além de novos gestores públicos do Rio Grande do Sul

13 Mar, 2018 13 Mar, 2018

ROVE Interestadual 2018 chega a Piauí, Pernambuco, São Paulo, além de novos gestores públicos do Rio Grande do Sul

Nos dias 13 e 14 de março do corrente, a Direção do Instituto Fidedigna (IF) e da Sphinx Brasil, instituições responsáveis pela concepção do Registro Online de Violências nas Escolas – ROVE receberam representantes dos Municípios de Porto Alegre, Cachoeirinha, Canoas, Novo Hamburgo e Rio Grande, do Estado do Rio Grande do Sul, além da interface com gestores públicos de Caruaru, em Pernambuco, e do Estado do Piauí para uma formação para a implantação do projeto-piloto do ROVE.

Além desses atores, foram também contemplados representantes das Guardas Municipais de Santa Maria/RS e de Campinas/SP, os quais, por conflito de agenda, não participaram dessa atividade, mas também estarão implementando o ROVE como parte de uma política mais ampla de prevenção às violências nas escolas.

No primeiro dia, em 13 de março último, pela parte da manhã, ciceroneados pela equipe do IF, os participantes foram recebidos nas dependências do Instituto no Complexo Cultural e Arquitetônico Vila Flores, em Porto Alegre/RS. No turno da tarde, primeiro conheceram a experiência pioneira do ROVE em Canoas e, posteriormente, do ROVE de Novo Hamburgo, que inspirou a criação do projeto Escola Mais Segura, premiado em nível estadual e nacional, e que contou com o apoio do Observatório de Segurança Cidadã, cogerido pelo Núcleo de Segurança Cidadã da FADISMA, com o apoio financeiro desse Município e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

No dia seguinte, em 14 de março, equipes técnicos dos Municípios de Novo Hamburgo, Cachoeirinha e Canoas foram acolhidos pelos gestores do Centro da Juventude do Programa Oportunidades e Direitos na cidade de Porto Alegre, cogerido pelo CPCA, com financiamento do Estado do Rio Grande do Sul e BID. Em seguida, rumaram, para Esteio, onde visitaram a Casa da Cultura Hip Hop de Esteio, gerida pela Associação Civil de mesmo nome.

Ao final, o Instituto e a Sphinx compartilharam dois novos meios de interação dos participantes do projeto pela fanpage do ROVE no Facebook e em um Grupo de Whatsapp.

Mais informações em:

- https://www.novohamburgo.rs.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=71394&tit=Comitiva-conhece-o-Programa-Escola-Mais-Segura

https://www.rove.net.br