Publicamos

Curso de Liderança e Inspetoria da Guarda Municipal inicia com Aula Magna de Benedito Mariano

31 Out, 2018 31 Out, 2018

Curso de Liderança e Inspetoria da Guarda Municipal inicia com Aula Magna de Benedito Mariano

A noite do dia 31 de outubro de 2018 foi especial para o Instituto Fidedigna (IF) e a Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA). Pontualmente, às 19h, no Complexo Cultural Vila Flores, em Porto Alegre, Capital do Estado do Rio Grande do Sul, demos início ao inédito Curso de Liderança e Inspetoria da Guarda Municipal com a Aula Magna, aberta, do Mestre em Ciência Política Benedito Mariano, docente do curso e Ouvidor de Polícia do Estado de São Paulo, que contou com o indispensável apoio do Sindicato Estadual de Guardas Municipais do Rio Grande do Sul (Sindiguardas) e da Associação de Guardas Municipais do Rio Grande do Sul (Agmurs).

O curso foi aberto pelo Prof. Ms. Eduardo Pazinato, Coordenador do Núcleo de Segurança Cidadã da FADISMA, que destacou o protagonismo da Faculdade na área, com projetos de ensino, extensão e pesquisas aplicadas de relevo no cenário estadual e nacional como a Academia Estadual de Guardas Municipais, o I Censo sobre Ações Municipais de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (http://www.multideiaeditora.com.br/flip/dossie_fadisma/files/assets/basic-html/index.html#1 e http://www.multideiaeditora.com.br/flip/atlasHTML/files/assets/basic-html/index.html#I), a implantação dos Observatórios de Segurança Cidadã de Bagé/RS (2013/2014) e de Novo Hamburgo/RS (2015/2016), assim como o desenvolvimento das Diretrizes do I Plano Municipal de Segurança Cidadã de Rio Grande/RS (2014/2015), lém de outros cursos de formação em nível internacional como o Consórcio Interinstitucional constituído pela FADISMA, pelo Brasil; o Centro de Estudos de Segurança Cidadã da Universidade do Chile e a John Jay College, pelos Estados Unidos, na formatação e implantação do curso de Líderes para la Gestión en Seguridad Ciudadana y Justicia, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na América Latina e Caribe (http://convocatorias.iadb.org/cfp-seguridad-ciudadana/home-curso), entre outros.

Na sequência, Aline Kerber, Diretora Executiva do IF, apresentou ao público a trajetória do Instituto nessa área, a longeva e profícua parceria estabelecida com a FADISMA na construção de estudos técnicos na segurança pública, como também o escopo geral do curso, seus objetivos, diretrizes e resultados esperados. Depois das boas-vindas, o público presente, entre Guardas Municipais de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Porto Alegre e Cachoeirinha, acadêmicos e demais interessados da sociedade civil, acompanharam a palestra de Mariano que tratou da "Segurança Pública Municipal no Contexto Federativo brasileiro".

O Mestre Mariano enfatizou, na ocasião, o papel dos Municípios no campo da segurança pública municipal, com a autoridade de já ter ocupado funções de notória responsabilidade como Secretário de Segurança em Osasco, São Bernardo do Campo e São Paulo, notadamente da importância das Guardas Municipais como polícias municipais para a prevenção das violências nas cidades. Na oportunidade, destacou, ainda, as contribuições fundamentais da Lei Federal nº 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), da qual foi um dos principais idealizadores, ao lado de Cristina Villanova, à época gestora da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP/MJ), também presente na Aula Magna, considerando o reconhecimento das múltiplas identidades socioprofissional dessa agência em nível local.

Após o coffe break, os(as) alunos(as) do curso estabeleceram um produtivo diálogo com o palestrante-docente, trocando percepções sobre o seu fazer profissional, os desafios da institucionalização do Estatuto Geral das Guardas Municipais no Rio Grande do Sul, a necessidade de retomada da criação da Academia Estadual de Guardas Municipais, inspirada no Centro Regional de Formação de Guardas Municipais do ABC, mais uma política pública capitaneda por Mariano, em São Paulo, entre outros temas.

O Presidente do Sindiguardas, Robson Camargo, cumprimentos os(as) alunos(as) participantes do curso e chamou a atenção para o fortalecimento da representação institucional das Guardas Municipais gaúchas junto aos governos estadual e federal.

Ao final, às 22h45min, encerrou-se a primeira aula do curso, com a lembrança do segundo encontro, na próxima terça-feira, 06/11, às 19h, no mesmo local, com a disciplina Juventudes, Cidadania e Direitos Humanos: caso concretos de abordagens de políticas públicas da Dra. Sofia Isabel Vizcarra Castillo, Doutora em Sociologia e Mestre em Ciência Politica pela Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP). Bacharel em Relações Internacionais e Mestre em Segurança Internacional pelo Institut d’études Politiques de Paris (Sciences-Po) na França. Com experiência em pesquisa aplicada para a gestão pública, em temas relacionados à política criminal e à avaliação de programas estatais. Foi assessora do Vice-ministro de Ordem Interno do Ministério do Interior, Chefe da Equipe Metodológica do Departamento de Auditoria de Desempenho na Controladoria Geral da República do Peru, Especialista do Observatório Peruano de Drogas e Assistente no Departamento de Comunicações para o Peru e Equador do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Tem participado em projetos de pesquisa sobre temas de segurança pública, violência de gênero, política criminal, crime organizado e violência. Experiência docente no programa de graduação de Sociologia e de pós-graduação em Ciência Política com menção em políticas públicas da PUCP nas disciplinas de temas de metodologia de pesquisa, política criminal, seminário de tese e padrões de crime organizado e na graduação de Ciência Política da Universidade Nacional Maior de San Marcos (UNMSM), ministrando a disciplina de Organismos Internacionais.

Registre, por fim, a ilustre presença do Secretário de Segurança e Trânsito de Sapucaia do Sul, Arno Leonhardt, grande incentivador das Guardas Municipais do Estado.

Mais novidades sobre o assunto no site e redes sociais do Instituto Fidedigna e FADISMA.