Últimas Notícias

Conexões Fidedignas #04 - Mulheres Mobilizadas
18 Abr, 2018 18 Abr, 2018

Parceria do Instituto Fidedigna com a ONG Minha Porto Alegre


Leia mais »
Núcleo de Gênero e Raça da UFRGS visita Instituto Fidedigna no Vila Flores
13 Abr, 2018 13 Abr, 2018

Atividade foi coordenada por Camila de Moraes, parceira do IF


Leia mais »
Conexões Fidedignas #03 - Diálogos sobre Juventudes Negras e Cultura Hip Hop
04 Abr, 2018 04 Abr, 2018

Atividade contou com a participação do Rafuagi e da Associação da Cultura Hip Hop de Esteio


Leia mais »

Produções

Muitas Cabeças Muitas Sentenças

Este livro é resultado da Especialização em Segurança Pública e Direitos empreendida pela Diretora de Pesquisa do Instituto Fidedigna, Aline Kerber, então Coordenadora de Pesquisa do Observatório da Segurança Pública de Canoas, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), vinculada à Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (RENAESP). Na obra, co-orientada pelo Diretor de Inovação do Instituto Fidedigna, Eduardo Pazinato, a autora promove uma avaliação processual das políticas públicas de segurança desenvolvidas pelo município de Canoas, especialmente aquelas direcionadas à prevenção social das violências e crimes.


Saiba mais »
Do Direito à Segurança à Segurança dos Direitos

Este livro é resultado da Dissertação de Mestrado do autor junto ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, sob orientação da Prof.ª Dra. Vera Regina Pereira de Andrade. Propõe uma análise sociopolítica e criminológica acerca dos sentidos da participação na gestão de políticas municipais de segurança na contemporaneidade, a partir das Criminologias Críticas. Apresenta, ainda, uma nova hermenêutica do conceito de segurança como direito social, calcado no deslocamento teórico-prático do direito à segurança à segurança dos direitos.


Saiba mais »
Estratégias Locais de Segurança Cidadã

Esta obra, integrante da série “Cadernos sobre Segurança e Prevenção da Violência na América Latina”, dedica-se a contribuir para a promoção e a consolidação dos processos e das políticas de prevenção das violências como base para o fortalecimento da coesão social nos seus territórios de atuação. Nela, o Diretor de Inovação do Instituto Fidedigna, Eduardo Pazinato, então Secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Canoas, discorre acerca dos pressupostos e fundamentos da premiada experiência de segurança cidadã de Canoas, no Rio Grande do Sul. As entrevistas sistematizadas nesse caderno temático dão ensejo a um amplo panorama das diretrizes que orientam as melhores práticas no campo da segurança cidadã no país e na América Latina.


Saiba mais »
Vozes das Ruas

Este livro é resultado de um conjunto de artigos sistematizados pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul (CDES-RS), do qual o Diretor de Inovação do Instituto Fidedigna, Eduardo Pazinato, é conselheiro. A obra coletiva busca contribuir para uma reflexão mais ampla, a partir de múltiplos e diversos olhares, do novel processo de organização e mobilização social protagonizado, sobretudo pelas juventudes, no país em meados de 2013 ("Jornadas de Junho"). Políticas de enfrentamento à homofobia, o legado da Copa de 2014, Passe Livre Estudantil, a política de segurança frente às novas manifestações e o enfrentamento à corrupção afiguram-se em alguns assuntos abordados nessa publicação.


Saiba mais »